Após greve, secretária de Educação afirma que recuperação das aulas será definida de forma personalizada em cada escola de Santa Maria

Após greve, secretária de Educação afirma que recuperação das aulas será definida de forma personalizada em cada escola de Santa Maria

Foto: Vinicius Becker (Diário)

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) começou a reorganizar o calendário letivo das escolas afetadas pela greve dos professores, com foco em um modelo de recuperação personalizado conforme a realidade de cada unidade. Em entrevista ao Bom Dia, Cidade! da Rádio CDN desta sexta-feira (5), a secretária Gisele Bauer explicou que o plano de recuperação está sendo construído diretamente com diretores e equipes pedagógicas. Segundo ela, o objetivo é garantir que os estudantes recuperem não apenas dias letivos, mas também conteúdos essenciais. 


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– A Secretaria de Educação, preocupada com a aprendizagem das crianças, já vem conversando com os diretores e estabelecendo estratégias de recuperação. Não só dos dias e das horas, mas especialmente da aprendizagem – afirmou Gisele.


Ela reforçou que cada escola terá um planejamento próprio, já que o tempo parado e as necessidades pedagógicas variam entre as unidades. A secretária destacou que a maior parte da rede deve concluir o ano em 17 de dezembro, enquanto escolas que tiveram paralisações pontuais seguirão até o fim do mês. Para as instituições que aderiram integralmente ao movimento, o prazo será maior. Nessas unidades, a recuperação pode se estender por até 20 dias, após o encerramento oficial do calendário.


– Cada escola tem um montante de dias, de horas, de objetivos a recuperar. E a gente está construindo com muita atenção com cada escola para que as crianças tenham esse direito garantido –  esclareceu Gisele.


A secretária reconheceu que a reorganização envolve não apenas professores, mas toda a estrutura de funcionamento das escolas. Gisele citou a necessidade de ajustar contratos de funcionários especializados, transporte escolar e distribuição de merenda. A complexidade do processo deve atingir também o próximo ano, já que unidades com mais aulas para recuperar poderão avançar sobre o calendário de 2026.


– Não se trata apenas do professor. Nós temos também um conjunto de contratos de funcionários especializados que precisamos ajustar, o transporte escolar, a entrega da merenda. São vários fatores que interferem para garantir o funcionamento da escola. Vai impactar naquelas escolas que têm mais tempo a recuperar – ressaltou Gisele.


Estagiários

O planejamento para 2026 já está em andamento. A Smed trabalha com a previsão de iniciar o ano letivo em 23 de fevereiro e prepara um novo modelo de contratação de monitores, por meio de um projeto de residência em monitoria com cerca de 200 vagas. A proposta está na fase de elaboração do impacto orçamentário para ser enviado à Câmara. A secretária explicou que a iniciativa busca substituir gradualmente os estagiários e suprir uma das principais demandas por apoio nas escolas.


A necessidade de reorganizar o calendário decorre do fim da greve dos professores, decidido em assembleia do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) na quarta-feira (3). Com isso, escolas afetadas pelo movimento começaram a retomar as atividades na quinta-feira (4). Das três unidades que estavam totalmente paradas desde o início de novembro, a Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet) foi a primeira a voltar. Outras devem retomar a rotina até segunda-feira (8). Segundo nota oficial da Smed, para escolas que aderiram integralmente à paralisação, que se iniciou em 5 de novembro, o ano letivo de 2025 será concluído em 2026. Já as instituições que não entraram em greve seguem o calendário aprovado no primeiro semestre.

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